CIENCION NA ESCOLA

Estamos ON! agora também em formato de revista. Por quase dois anos buscamos meios de conectar objetos virtuais, como podcasts, vídeos em diferentes plataformas (como Youtube, Instagram …) com a sala de aula. Materiais digitais de divulgação científica tem sido usados por muitos professores em sala de aula e alunos cada dia mais conectados. Falta contudo formas do docente ter decupado o material, com propósito e um repositório claro e organizado.

Estamos ON! agora também em formato de revista. Por quase dois anos buscamos meios de conectar objetos virtuais, como podcasts, vídeos em diferentes plataformas (como Youtube, Instagram …) com a sala de aula. Materiais digitais de divulgação científica tem sido usados por muitos professores em sala de aula e alunos cada dia mais conectados. Falta contudo formas do docente ter decupado o material, com propósito e um repositório claro e organizado.

Histórico

A revista Ciencion na Escola foi criada em 2020 é um periódico científico vinculado ao projeto de extensão “Ciencion: a partícula elementar da ciência” da Universidade Federal do ABC. Tem periodicidade anual, e recebe trabalhos em fluxo contínuo, possuindo Digital Object Identifier (DOI) e International Standard Serial Number (EM BREVE SENDO REQUISITADO). Sua criação veio da necessidade observada de seus idealizadores de uma maior aproximação entre o material produzido nas universidades e a sala de aula, em especial os envolvendo novas formas de divulgação de ciência como podcasts, blogs e outras mídias digitais.

Foco e escopo

A Ciencion na Escola tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica relacionada ao uso de novas mídias e ferramentas modernas no ensino. Acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências exatas, humanas e biológicas, com perspectivas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico. Visando uma maior aproximação entre esses novos conteúdos e a sala de aula.

Categoria dos trabalhos

Publicamos trabalhos inéditos, apresentados sob a forma de roteiros educacionais, com relatos de experiência, atividades e discussões para a sala de aula, em sintonia com os debates que acontecem no meio acadêmico nacional e internacional.

 Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos já publicados em revistas estrangeiras, que tragam uma contribuição relevante para o campo.

Os textos são publicados em português, em versão on-line, na página do Ciencion e em diversas bases indexadoras. Os manuscritos aprovados passam por revisão textual e são divulgados no formato ahead of print, antes mesmo da publicação do volume oficial.

Visando à democratização do conhecimento científico ao público, a Ciencion na escola oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo. A gratuidade estende-se à submissão, avaliação, edição e publicação dos trabalhos pelos autores.

Editores: 

Prof. Dr. Pedro Alves da Silva Autreto

Prof. Dr. Célio Angolini

As submissões serão feitas via e-mail: naescola@ciencion.com

Diretrizes para Autores

Para submeter um roteiro a Ciencion na Escola solicitam-se dos autores: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, e-mail de contato e ORCID. Pede-se, ainda, que o autor indique como seu nome deve constar da publicação e qual e-mail deve ser apresentado.

Deverão ser enviados dois arquivos do manuscrito: um em versão PDF e outro em formato .doc (ou docx). Como CIENCION adota o sistema duplo cego de avaliação, é necessário que não haja identificação de autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé, nem nas propriedades do arquivo em PDF.

Aceita para apreciação textos em fluxo contínuo, durante todo o ano, a submissão deve ser exclusiva, isto é, os textos não poderão ser enviados a outros periódicos simultaneamente. Os manuscritos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados anteriormente com atribuição de DOI (Document Object Identifier), ISSN (International Standard Serial Number; sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ou ISBN (International Standard Book Number).

Todo manuscrito submetido é analisado em programa antiplágio, antes de ser encaminhado para avaliação. A finalidade do procedimento é identificar plágio e autoplágio. Considera-se plágio a cópia do trabalho intelectual de outrem, seja o conjunto da produção, seja um fragmento desse trabalho, sem que lhe seja atribuído o devido crédito. Autoplágio é a reprodução, total ou parcial, de um trabalho de própria autoria, já publicado anteriormente, sem sua devida identificação. Situações de autoplágio têm sido recorrentes quando, por exemplo, relatórios de pesquisa, teses e/ou dissertações e trabalhos apresentados em eventos científicos são publicados literalmente em formato de artigo. Nesses casos, a revista aceitará o manuscrito, desde que haja um investimento de autoria no sentido de reformular a versão anterior e menção clara da produção original.

É vetada a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores deverão ser indicados.

As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do periódico.

A revista permite-se realizar, durante o processo de revisão, pequenas alterações formais no texto, respeitando o estilo e a opinião dos autores.

Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem à revista CIENCION NA ESCOLA, que adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo “Atribuição não Comercial”.

Outras formas de publicação do trabalho só poderão ocorrer decorridos seis meses de sua edição neste periódico, desde que solicitada ao Comitê Editorial e indicada explicitamente sua fonte.

Para obter informações sobre o processo de avaliação.

Ética na Pesquisa

Os procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica deverão ser informados quando houver o envolvimento de seres humanos. É necessário garantir o anonimato dos participantes da pesquisa, salvo nos casos em que a identificação tenha sido permitida. Tanto a autorização quanto à restrição à identificação dos sujeitos deve ser informada em nota de rodapé, no corpo do roteiro. A divulgação de imagens de pessoas ou instituições deve seguir o mesmo princípio.

Conflitos de Interesse

O ato de submissão implica a ausência de conflito de interesses de ordem financeira, comercial, política, acadêmica e pessoal. Se houver potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa ou à publicação do manuscrito, os autores deverão informar, em nota de rodapé, as relações com órgãos de financiamento, bem como com instituições comerciais e políticas. Os autores devem deixar claro que o apoio financeiro ou material recebido está claramente manifesto no manuscrito submetido.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todos os autores estão cientes da submissão e concordam com as regras estabelecidas pela revista.
  2. O manuscrito é original e inédito.
  3. O manuscrito não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  4. As duas versões do roteiro, em PDF e em docx, foram preparadas conforme as instruções.
  5. Toda e qualquer informação que identifique os autores foi retirada da versão PDF.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo “Atribuição Não Comercial”que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.