Blog

[CienciON#87] (É Doença Demais!): Dengue

Estamos ON! para falar sobre Dengue com o Dr. Renato Mancini Astray (Instituto Butantan). Esse é o primeiro episódio da nossa nova série “É doença demais”. Já preparou o repelente e os fones de ouvido? CienciON #87: Série “É doença demais” – Dengue Um programa da Editoria de Saúde coordenada pela Profa. Ana Paula de…
Leia mais

CienciON#86: Estudar no Exterior – Parte II

Estamos ON! para falar sobre estudar no exterior com a Márcia Gonçalves Dias (Queen’s University – Kingston, Canadá) e com a Sofia Guilhem Basilio (USP). Essa é a segunda parte da nossa série “Estudar no Exterior”. Não se esqueça de conferir a primeira parte no episódio #85! Pegue seu passaporte e vamos lá! CienciON #86:…
Leia mais

CienciON#85: Estudar no Exterior – Parte I

EstamosON! para falar sobre estudar no exterior com o Professor Dalmo Mandelli (UFABC). Arrume as malas e pé na estrada! Não esqueça do fone de ouvido (e da máquina fotográfica).   CienciON #85: Estudar no exterior – parte I Roteiro de: Profa. Graciella Watanabe (UFABC) Convidado: Prof. Dalmo Mandelli (UFABC). Edição de áudio: André Luis…
Leia mais

CienciON#84: Cinema, Ciência e Ditadura Militar

Estamos ON! com mais um CienciON! para falar sobre Ciência, Cinema e Ditadura Militar com o Professor Breno Arsioli Moura (UFABC) e com Renan Siqueira da Silva (UFABC). É o puro suco do cinema brasileiro. E mais! Tem aquele chute preciso do Breno Arsiolli para o Oscar2024! Liga na caixa de som pro vizinho ouvir…
Leia mais

CienciON#83: Soberania Digital

Estamos ON! para falar sobre soberania digital com o Professor Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC). Vamos abordar temas como Inteligência Artificial, colonialismo digital, algoritmos e Big Techs. Coloque seu fone de ouvido e vem com a gente! CienciON #83: Soberania Digital Roteiro de: Profa. Graciella Watanabe (UFABC). Convidado: Prof. Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC). Edição…
Leia mais

CienciON#82: A pele que habito

Estamos ON! para falar sobre a microbiota da pele com a Professora Luciana Campos Paulino (UFABC). Você sabia que esses seres, às vezes tão temidos, podem ser fundamentais para sua saúde. Prepare seu sabonete! CienciON#82: A pele que habito Roteiro de: Prof. Célio Angolini (UFABC) Convidado: Profa. Luciana Campos Paulino (UFABC) Edição de áudio:  Lucas de Alexandri (UFABC)…
Leia mais

PhotON#19: Vamos ver Animes!

Konnichiwa! Estamos ON com mais um PhotON do CienciON! Diretamente do ABC Paulista, trazemos uma conversa divertida sobre a famosa cultura de animação da Terra do Sol Nascente – os animes! Com a participação especial do Clube de Anime UFABC, conversamos sobre o impacto dos animes em nossas vidas, descobrimos animes de ciência e conhecemos…
Leia mais

CienciON#81: Biofábricas

Estamos ON! com mais um CienciON! Hoje vamos falar sobre o que são as Biofábricas com o Prof. Wagner (UFABC) e a resposta pode te surpreender. Prepare o seu fone de ouvido e sua rota preferida que estamos chegando com um assunto muitoooo bacana. CienciON#81: Biofábricas Roteiro de: Prof. Célio Angolini (UFABC) Convidado: Prof. Wagner…
Leia mais

CienciON#80: Oppenheimer e os Buracos Negros

Estamos ON! com mais um CienciON! Estamos no hype do Oppenheimer, e quem sabe da Barbie também rsrsrsrs Neste programa convidamos a Profa Carla Rodrigues Almeida da UFABC para falarmos do filme Oppenheimer e também sobre os estudos deste cientista com relação aos Buracos Negros. Programa divertidíssimo, repleto de polêmicas sobre quem gostou e não…
Leia mais

CienciON#79: A Ciência e os Cientistas na Ditadura Militar

Estamos ON! com mais um CienciON! Neste episódio vamos falar sobre a ciência e os cientistas na época da ditadura militar.