CienciON#106: Educação Ambiental e Complexidades

CienciON#106: Educação Ambiental e Complexidades

Estamos ON! com mais um CienciON!

Como lidar com um mundo em constante transformação, marcado por riscos, incertezas, mudanças climáticas, pandemias e fake news? Neste episódio do CienciON, Pedro Autreto recebe as professoras Giselle Watanabe (UFABC) e Maria Regina Kawamura (USP) para discutir como a complexidade pode nos ajudar a pensar e a ensinar de forma diferente.

Mais do que respostas prontas, a conversa mostra a importância de aprender a fazer perguntas, de enxergar a realidade sob múltiplas perspectivas e de formar sujeitos críticos, capazes de agir em um século XXI cada vez mais desafiador.

Da sala de aula à COP30, passando por experiências internacionais e pelo cotidiano dos professores, este episódio revela por que a complexidade não é complicação — mas uma nova forma de compreender a ciência, a educação e a vida.

Dê o play e descubra como a educação ambiental, quando atravessada pela complexidade, pode abrir caminhos para transformar não apenas a escola, mas também a sociedade.

CienciON#106: Educação Ambiental e Complexidades

Roteiro de: Giselle Watanabe (UFABC), Prof. Pedro Autreto (UFABC) e João Paulo Mantovan

Convidadas: Giselle Watanabe (UFABC) e Maria Regina Kawamura (USP)

Edição de áudio: André Luis Penha da Silva (UFABC).

Participantes: Prof. Pedro Autreto (UFABC), Giselle Watanabe (UFABC) e Maria Regina Kawamura (USP)

Revisão: Prof. Pedro Autreto (UFABC), Giselle Watanabe (UFABC), Maria Regina Kawamura (USP), João Paulo Mantovan (UFABC) e André Luis Penha da Silva (UFABC).

Edição de arte (capa): João Paulo Mantovan (UFABC).

Divulgação e mídias: João Paulo Mantovan (UFABC).

Coordenação Geral: Prof. Pedro Autreto (UFABC)

Agradecimentos: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFABC

#CienciON #EducaçãoAmbiental #Complexidade #CiênciaNaEscola #Sustentabilidade #EducaçãoCrítica #MeioAmbiente #COP30 #CiênciaAberta #EnsinoDeCiências